Eurovision para iniciantes


O Eurovision 2023 está batendo a porta! As 37 músicas que performarão em Liverpool entre os dias 9 e 13 de Maio já foram divulgadas. Pensando nisso, trago aqui um guia para iniciantes do Eurovision Song Contest!

Estrutura do festival atualmente

O Eurovision sempre funciona com 3 shows. Semifinais 1 e 2 + Grande Final. As semifinais servem como uma espécie de filtro onde todas as músicas exceto Big 5 e vencedor anterior/sede. Os Big 5 são Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido. Esse ano a Ucrânia se juntará a eles como finalistas automáticos. 

Os países restantes são divididos em 2 semis, onde as 10 maiores pontuações avançam para a final. Vale ressaltar que o número de países participam em cada ano varia. O recorde são 43 participantes mas em 2023 serão "apenas" 37 concorrentes.

Como funcionam as pontuações

Para um país pontuar ele precisa ficar no Top 10 de outro país. Quanto mais alto ele ficar para aquele país, mais pontos ele terá. O 1o lugar ganha os célebres "12 pontos", o 2o fica com 10 e do 3o ao 10o recebe de 8 a 1 pontos. 

Vamos ao exemplo do júri grego em 2022. O Azerbaijão foi a favorita deles, a Polônia foi a segunda colocada com a Austrália fechando o Top 3. Os azerbaijanos receberam 12 pontos, os poloneses ganharam 10 e a Austrália aumentou em 8 pontos no total.

Na final, cada país receberá 2 conjuntos de pontos iguais para distribuir. Júri especializado e voto popular votarão igualmente na grande final. Mas atenção! A partir desse ano, só o público vota nas semifinais

Como um país faz para participar do Eurovision?

Para participar do Eurovision tem dois jeitos. Ser filiado a União Europeia de Radiodifusão, a EBU, OU ser convidado pela mesma. A Austrália participa do concurso a convite da EBU por exemplo. Marrocos participou em 1980 da mesma maneira.

Maiores campeões do Eurovision

O país que mais venceu o Eurovision é a Irlanda, com 7 conquistas. Porém a última foi em 1996

Seguindo a Irlanda, vem a Suécia com 6 e OLHO NELES. São fortes candidatos a ganharem esse ano e empatar com a Irlanda!

Esse é o primeiro texto que escrevo para tentar "converter" novos eurofãs. O objetivo dele é ser curto e direto para auxiliar quem tá chegando. Fique a vontade para comentar e me chamar no Twitter pela @amirrblia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Review de Álbum #1 - Tupi Or Not Tupi do Fabio Brazza

Review de Álbum #2 - Spin The Globe do Connor Price