Análise da Semifinal 1 do Eurovision 2023

FALTA UM MÊS MEU POVO! Um mês e estaremos vendo as performances da Semifinal 1 do Eurovision 2023! Estou aqui para analisar as 15 canções que performarão no dia 9 de Maio em Liverpool!

Teremos duas notas aqui, a clássica escala de opinião e a escala de "Passará para a final?"

A "Passará para a final?" vai de 1 a 5 onde:

1 - Só um milagre para essa música ir para a final

2 - Mais chances de NÃO ir do que de ir

3 - 50/50

4 - Mais chances de IR do que de não ir

5 - Só precisa confirmar a vaga na final


Primeira Metade

1 - Noruega com "Queen of Kings" da Alessandra

Escala de Final - 5

Meu gosto - 4

Opinião: Só um desastre para não vermos ela na final. Grande cantora, performa muito bem (como mostrou na seletiva) e tem carisma. O combo de finalista. Pode facilmente pegar um Top 10 no dia 13...

2 - Malta com "Dance (Our Own Party)" do The Busker

Escala de Final - 1

Meu gosto - 5

Opinião: EU AMO DEMAIS ESSA MÚSICA. Ela é gostosa e muito divertida! Mas a ordem de apresentação matou qualquer chance dela ir para a final, facilmente esquecível e está na posição amaldiçoada (a última música a performar em 2o e ir para a final pelo público foi em 2016!)...

3 - Sérvia com "Samo Mi Se Spava" do Luke Black

Escala de Final - 4

Meu gosto - 4

Opinião: Luke ganhou a seletiva sérvia na performance. Uma música sombria mas com um staging muito bem executado, que lhe rendeu a vitória local. Agora, será que é o suficiente para agradar o público do Eurovision? Acho que sim, mas vamos ver...

4 - Letônia com "Aija" do Sudden Lights

Escala de Final - 2

Meu gosto - 4

Opinião: Um rockzinho ok, com batida eletrônica. É bem esquecível, ainda mais na semi forte que está. Acho que dificilmente pega final, mas ainda assim vejo com mais chances que Malta e as outras notas 1 que virão.

5 - Portugal com "Ai Coração" da Mimicat

Escala de Final - 3

Meu gosto - 4

Opinião: Uma música que respira e transmite Portugal. A batida, a coreografia, a letra, tudo é bem português! Acho que tem chances de final, mas por estar na fortíssima Semi 1, dei nota 3 para ela. Se estivesse na SF2 provavelmente ganharia um 4 na escala de final.

6 - Irlanda com "We Are One" do Wild Youth

Escala de Final - 1

Meu gosto - 2

Opinião: Música mais genérica da semifinal COM SOBRAS. Uma de três canções que tem nota 1 na escala de final aqui. Música fraca, esquecível e genérica. Possivelmente ficará em último na semi.

7 - Croácia com "Mama ŠČ!" do Let 3

Escala de Final - 3

Meu gosto - 4

Opinião: Um joke act muito bem feito e produzido pelo grupo croata. Gosto deles, mas a dúvida que tenho na Sérvia tenho no seu vizinho balcânico...

8 - Suíça com "Watergun" do Remo Forrer

Escala de Final - 3

Meu Gosto - 4

Opinião: Balada de novo Suíça? Essa é um balada bem ok, se tivesse júri nas semifinais esse ano passaria com certeza, mas no cenário de 100% televoto eu fico na dúvida quanto as baladas dessa semifinal...


Segunda Metade

9 - Israel com "Unicorn" da Noa Kirel
Escala de Final - 4
Meu Gosto - 5

Opinião: Uma colcha de retalhos pop. Parece no começo que são 3 músicas em 1, mas depois que tu ouve algumas vezes é fácil se apaixonar pelo pop e batida fenomenal da música israelense!

10 - Moldávia com "Soarele și Luna" do Pasha Parfeni
Escala de Final - 4
Meu Gosto - 5

Opinião: QUE MÚSICA PERFEITA. Uma das minhas favoritas desse ano, me lembra demais a minha favorita de 2022 (Fulenn, da França). Pasha soube perfeitamente trazer elementos da cultura moldava ao palco da seletiva, aliada com uma batida pop/eletrônica essa música é perfeita para mim! Se tivesse na SF2 teria um 5 na escala de final, porém essa semi é muito forte e quase ninguém está seguro nela.

11 - Suécia com "Tatoo" da Loreen
Escala de Final - 5
Meu Gosto - 4

Opinião: A favorita ao título desse ano. A vencedora mais icônica dos anos 2010 COM SOBRAS. Loreen está de volta ao Eurovision! Tatoo é muito boa mas não chega a ser uma Euphoria (vencedora de 2012 pros novatos em Eurovision que estão lendo) para mim. Deve ganhar a semi e vir com tudo para a final!

12 - Azerbaijão com "Tell Me More" do TuralTuranX
Escala de Final - 1
Meu Gosto - 4

Opinião: Vão querer minha cabeça por dar a nota de gosto pessoal igual para eles e para a Loreen. Mas eu adoro essa música! Embora ela NÃO SEJA PARA EUROVISION. Na minha primeira tentativa do Azerbaijão de mandar compositores locais desde 2008, virá a segunda vez que eles não passarão para a final. Que música meh para o Eurovision, apesar de eu adorar ela kkkkk.

13 - Tchéquia com "My Sister's Crown" do Vesna
Escala de Final - 4
Meu Gosto - 5

Opinião: Uma música que exala "Leste Europeu". Com um grupo de diversas nações eslavas, um clipe que beira o perturbador, mas tem muitas referências. Indiretas ao Vladimir Putin, tudo incluso nessa belíssima música que mescla elementos eletrônicos, étnicos e rap. Um grupo que virá com tudo se fizer um staging bom!

14 - Países Baixos com "Burning Daylight" do dueto Mia Nicolai e Dion Cooper
Escala de Final - 3
Meu Gosto - 4

Opinião: Deve brigar com a Suíça por uma vaga na final, mas se bobear ambas podem ficar de fora. A música neerlandesa é uma balada genérica que pode tanto cativar o público quanto ser esquecida por estar entre duas músicas fortíssimas. Veremos...

15 - Finlândia com "Cha Cha Cha" do Käärijä
Escala de Final - 5
Meu Gosto - 5

Opinião: Se você quer o autêntico caos no palco está aí! Dança, idioma local e MUITA ENERGIA fazem essa canção ser especial. Estará em um lugar alto na final com certeza! Caótica, mas muito divertida e EM FINLANDÊS! Käärijä é um cara muito divertido e performa bem! 100% de final para a Finlândia esse ano!


Até terça com as canções da Semi 2!

Os finalistas automáticos terão um texto só deles na QUINTA!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Review de Álbum #1 - Tupi Or Not Tupi do Fabio Brazza

Review de Álbum #2 - Spin The Globe do Connor Price

Eurovision para iniciantes